top of page

A magia da selva de pedra

Uma das minhas coisas favoritas sobre a literatura nacional, é poder ler algo que foi ambientado em cenários que eu já visitei. Adoro uma história que se passa pelas ruas de São Paulo e me transportam para ver pelos olhos de outra pessoa, a magia que minha cidade tem. Recentemente a fantasia urbana, Árvore Inexplicável da Carol Chiovatto, me proporcionou esse sentimento. 


Fonte: Editora Suma


No enredo acompanhamos a história de Diana que está terminando o curso de história na USP e mal vê a hora de deixar para trás a rotina cansativa. Desde jovem, a estudante testemunha fenômenos peculiares que só ela enxerga: breves aparições de uma névoa colorida, próximas a determinadas árvores. Porém tudo muda quando Diana percebe que tem muito mais nessa história do que pensa. 


Durante a leitura de Árvore Inexplicável, pude me deparar com parte dos cenários do livro que fizeram parte da minha vida. Cresci no bairro de Parelheiros, onde eu demorava 2h de ônibus para chegar em qualquer lugar, e mesmo com a distância aprendi a amar o canto dos pássaros e o verde que só esse canto da cidade tem, a natureza é mágica se você souber para onde olhar. 


Fonte: Editora Suma


Outro bairro citado é Interlagos, não tão longe de Parelheiros, mas foi lá que nasci e fiquei até os 7 anos, indo ao Shopping SP Market e reclamando do trânsito nos dias de corrida do autódromo. Também passei dois anos fazendo cursinho na USP, bem no prédio de História onde nossa protagonista se graduou, foi lá que aprendi muito mais sobre a vida do que só fórmulas de matemática e física.  


Por fim o Parque Ibirapuera, grande protagonista de toda minha adolescência, corria por todo o bosque e ia de ponta a ponta na marquise. Nesse local conheci tantas pessoas e passei por muitas emoções. Por isso, ver o carinho e cuidado que a Carol homenageou o parque em seu  livro, não tem preço.


Fonte: Editora Suma

Sei que muitos não gostam da cidade de pedra ou tem receios com o que ela pode nos oferecer, mas crescer nas ruas daqui me fez amar São Paulo na mesma medida que sinto um pouco de raiva dela, mas sei que tenho fé que existe sim amor em SP. Dito isso, indico muito a leitura de Árvore Inexplicável. Além de poder conhecer melhor a metrópole, é encantador a forma como a Carol descreve a fantasia envolvendo todos nós na narrativa.


Fonte: Editora Suma
Classificação: 16+ /Autora: Carol Chiovatto /Editora Suma Amazon

19 visualizações0 comentário

Commentaires


bottom of page